Calcogravura é uma forma de gravura onde a tinta fica em encavos e o papel suga a tinta. Fui à exposição "Mestres das Gravuras" que teve no Museu Nacional dos Correios e vi trabalhos incríveis dos mestres Giovanni Piranesi, Benedetto Montagna, Goya e Lucientes, Benjamin Smith, entre vários outros. Eles conseguiam resultados incríveis com técnicas de água dura e ponta seca.
A Gravura se caracteriza pelo espaço encavado em metais e para aprender mais sobre esta técnica eu fui à uma aula com o Sylvio de Abreu no Espaço Renato Russo, na 508 sul, Brasília.
Usamos acrílico no lugar do metal por questões financeiras e técnicas. Não tenho fotos de quando gravei, nem do passo-a-passo, até porque precisaria de um ajudante fotógrafo, pois faz muita sujeira e precisa de concentração em alguns momentos. Por isso, não mostrarei meu passo a passo, mas indicarei links e vídeos mais pro final da postagem.
Meus primeiros resultado como gravadora foram estes:
Eu não fiz mais gravuras depois dessa porque é necessário uma prensa/ rolo compressor para imprimir, mas os outros materiais são facilmente conseguidos: acrílico (usamos capa de CD), tinta à óleo, retalhos limpos, e ponta seca (que pode ser um prego, ferrinho do compasso, ferramentas de dentista, etc).
É mais difícil desenhar formas curvas, mas você aprende a ter controle com o tempo. Assim como o tanto de tinta, quantas camadas, quão profundo o encavo. Tudo dependendo do resultado que se quer conseguir.
Nas férias vou tentar ir no espaço f508 para imprimir mais gravuras, e se der, vou tirar fotos do passo-a-passo. Por enquanto, fiquem com as dicas de links e vídeos abaixo (:
Ah, e devo dizer que no espaço f508 (Renato Russo) tem um grupo de pessoas que praticam a gravura toda sexta-feira durante as tardes. É de graça, mas não tenho certeza se é necessário levar o próprio material. Entrem em contato com a direção do local e se informem!
Direção espaço f508: (61) 3244-0486
Links e vídeos:
Wikipédia (gravura em metal)
Sobre gravuras em geral (o que abrange também xilogravura)
Água forte (uso de ácido para gravura)
Ponta seca (uso de metal em metal) e outros tipos de gravuras e técnicas
Galeria Almeida Prado
Gravuras em Metal e Alguns artistas Brasileiros
Passo a Passo bem sintético.
Gravura em metal - básico (VÍDEO)
O vídeo acima ensina a calcogravura em metal com as seguintes técnicas: água-forte e água-tinta.
Já o abaixo mostra o trabalho de uma artista com ponta seca.
Espero que tenha ajudado. De fato, não usei tão bons links como suporte para vocês, mas aconselho pesquisar melhor. Principalmente em livros de gravuras, porque essa internet aqui não tá tão sucesso assim.
Procurem também artistas e professores. Eles terão o prazer de ensinar de forma mais objetiva ou simples de entendimento.
Voltarei a falar mais sobre o assunto em breve. Explicando melhor como faz e inspirações incríveis. Aguardem a parte 2!
Nenhum comentário:
Postar um comentário