16 julho 2011

Quiosque de Cerveja e Petiscos

NÃO SOU ARQUITETA! Mas na UnB (minha universidade) é impossível conseguirem a matéria de Desenho Técnico pra Desenho Industrial, então, meu projeto final foi construir um quiosque de qualquer coisa que fique no Parque da Cidade, Brasília - DF.

Primeiro foi criado um plano de necessidades básicas, onde a gente cria de fato o quiosque, de que ele vai ser (cerveja e petiscos, no meu caso) como ele vai ser feito, sua localização, materiais, público etc.
"Serão servidas cervejas, de variadas marcas, alguns acompanhamentos: batata-frita, queijo no espeto, frios, azeitona e amendoim; e água."
"As cervejas serão armazenadas em tubos refrigerados um do lado do outro e com etiquetas das marcas."

LOCAÇÃO

Outra informação do plano de necessidades são as medidas. Que também são colocadas nas plantas, que são o próximo passo do projeto. As medidas em verdadeira grandeza nas plantas chamam-se cotas.

Planta Baixa

Cobertura

Corte Vertical 1

Corte Vertical 2
Depois disse é hora de modelar o quiosque em um modelador 3D. Iamos fazer no AutoCAD, mas pelo tempo acabamos fazendo no Google SketchUp.








O bom do SketchUp é que é mais fácil que o AutoCAD, ele tem comandos simples, modo de operação simples, você vê o quiosque ser montado bonitinho, com textura imediatamente e conta com uma ajuda maravilhosa que é o Armazém 3D, uma busca do Google personalizada para o que você precisar pra trabalhar nesse software. Por exemplo, eu usei do armazém a lixeira, a geladeira, o freezer, o fogão, as portas, janelas, torneira, computador, copo de cerveja e mesas com guarda-sol, porque ninguém é obrigado a fazer todos os móveis e itens de decoração pro seu projeto arquitetônico, né?!
Mas o SketchUp é um saco para mover tais objetos, selecioná-los, gira-los e colocar no lugar. Desenvolvi gastrite nervosa colocando cada tora de madeira que reveste o exterior do quiosque, fora o resto. E ainda se você errar e colocar um objeto junto de uma parede, por exemplo, eles podem "colar" e para mover ele novamente você move a parede junto, viram um só objeto. É difícil esta parte, tem que ter muita paciência com isso e com o fato dele travar toda vez que salva o projeto automaticamente.

Mas para quem é iniciante ou quer criar algo, o Google SketchUp é o software mais simples para se conseguir. Aprendi em um dia e já fiz este quiosque.

"Depois faço uma postagem de tutorial básico do SketchUp.

OBS: Antes que pensem sobre os defeitos eu já falo. Tem três erros graves. O primeiro é que a planta da cobertura tem vista de tora de madeira até o fim, tá errado. O segundo é que na planta, a parte arredondada também é revestida por toras de madeira, mas fiquei com tanto ódio desse programa e de fazer algo que não é do meu curso/profissão que deixei pra lá. E o terceiro é que ao lado do telhado ("sóton") tá mal feito e inacabado, mas não tive capacidade, pela falta de conhecimento e habilidade de fechar para ficar direitinho. Além de ter ficado aberto, subi uma veneziana na parte abaulada que nem precisava. Mas não mereço sofrer mais para tentar arrumar isso. Então não me julguem mal, já que desenvolvi todo um projeto de arquitetura, que não faz parte do meu futuro e operei um software não conhecido para isso. Até acho que fui bem. Tentem operá-lo e depois me digam!

Versão utilizada: Google SketchUp 8

Um comentário:

Wermac's World disse...

Olá...
Indo na mão contrária a você, eu faço arquitetura xD
Achei seu projeto muito bom *-*
Estou com um trabalho para desenvolver que é justamente de um quiosque e apesar de você não ser da área de arq. está indo muito bem, poderia fazer arquitetura tranquilamente! *-*
Parabéns! ^^