05 dezembro 2010

Tutorial: Técnica dos quadradinhos


Esse tutorial foi feito pra ajudar quem tem problema com proporção na hora desenhar, assim como eu tinha/tenho. Sempre procurei em sites ajuda para isso, mas nunca achei. Então, uma pessoa me mostrou a técnica dos quadradinhos. Testei, percebi uma melhora significante no meu desenho e resolvi compartilhar:

Primeiro, escolha uma foto.



 Depois, com uma régua, quadricule a imagem, de preferência na escala de 1cm x 1cm.



Depois pegue sua folha e quadricule-a na escala que preferir. Você pode fazer como na imagem (1cm x 1cm) ou ampliá-la, afinal, a técnica foi praticamente inventada para este fim.



Desenhe o contorno da imagem observando o quadriculado e tentando reproduzi-lo no seu papel, seguindo a proporção.



Comece a apagar o quadriculado inútil.



Tenha o cuidado de marcar áreas de sombreamento e outros detalhes antes de apagar completamente o quadriculado.



Marque as áreas que serão sombreadas. Ignore o fato de eu não ter aguentado e começado a trabalhar os olhos antes da hora.



Esfume. Eu, como toda boa pobre, fiz no dedo, mas não é tão bom, ainda mais se seu desenho for pequeno.



Ai você pode começar a trabalhar em cima da sua base, melhorando os contornos e adicionando os detalhes.



E pronto.


OBS: tome cuidado com seu sombreamento e traços. Um simples tracinho e uma esfumada de leve podem deixar seu desenho "vesgo".



Desculpem gente. Nem tá tão bom o tutorial, nem as imagens, que estão um tiquim deformadas por causa da câmera, já que eu não tenho um scanner. :'/ Espero que tenha sido útil.
Sou aberta à criticas e sugestões. Comentem.

Um comentário:

Anônimo disse...

goostei,vc desenha pra caramba parabéns pelo seu trabalho